Alimentação

slide-show6

O muriqui utiliza em sua dieta uma grande diversidade de itens alimentares: frutos, folhas, flores, lianas e epífitas, de acordo com sua disponibilidade sazonal. É um animal que se marca por mesclar características próprias de frugívoros e de folívoros. A locomoção suspensória, que faz parte de uma estratégia de busca de alimentos dispersos (frutos) é um caracter associado à frugivoria (Strier, 1986).

Durante a alimentação, o muriqui demonstra seletividade e um alto grau de manipulação do alimento. As atividades e posturas de forrageio estão ajustadas ao contexto em que este ocorre, em galhos, no alto das árvores, e à natureza do item alimentar. B. arachnoides utiliza de um a três apoios, concomitantemente com o uso das mãos para coleta e condução do alimento até a boca.

site0006

Pode também abocanhar diretamente o alimento e ingerí-lo, mantendo-se então apoiado em até cinco pontos. As diferentes características físicas dos alimentos, forma, textura, rugosidade e densidade , bem como o grau de maturidade, são fatores que determinam distintos graus de complexidade manipulatória e podem afetar o uso diferencial da mão esquerda e da mão direita no muriqui.